Lista de convidados

Lista de convidados, a parte mais difícil (na nossa opinião) da organização de um casamento

A lista de convidados é super importante para decidir diversos detalhes do casamento. Afinal, é necessário saber quantas pessoas irão para então decidir o local, o buffet e assim por diante. A quantidade de pessoas irá influenciar e muito no seu orçamento. Portanto é no começo de tudo que o casal deve decidir a quantidade de convidados que terão.

– A lista de convidados deve ser feita juntos, e os convidados DEVEM ser aqueles que estão no convívio do casal.

– A lista deve ser o primeiro ou segundo passo da organização do casamento, assim facilita na hora de fechar os fornecedores e principalmente a escolha da igreja e do buffet.

– Quando os pais querem convidar alguém: A festa é do casal, não dos pais. Cabe cada casal avaliar se vai liberar um número de convidados para cada família. Mas tenham em mente que esse número será abatido da lista final de vocês e também geram custos (buffet, decoração, doces, bem casados, bebidas, lembranças…). Porém é educado liberar um número pequeno de convidados para os pais de ambos.

– Sobre a quebra de convidados: Geralmente existe uma quebra de 10% a 20% dos convidados, quando é questionado orientamos nossos noivos a se quiserem arriscar a convidar a mais, que seja o número exato das mesas (muitos buffets montam 10% a mais de lugares, assim como tem buffet que não monta mesa a mais), imagina chegar convidado a mais e não ter onde sentar.

– Chamar uma amiga mas não o namorado: Pode convidar somente ela, mas dificilmente alguém vai a um casamento sozinho, principalmente se a convidada não conhece mais pessoas além dos noivos.

– Pessoas sem noção que se auto convidam para o casamento: Se a pessoa não está na lista já falem e não fiquem “enrolando” para responder. Existem formas educadas de dizer que a pessoa não será convidada, li essa frase em algum lugar e achei muito boa “adoraria ter orçamento para convidar muito mais gente pois gosto de todos, não vou convidá-lo por falta de sentimento mas de orçamento” ou algo do tipo.

– Colegas do trabalho: se não for convidar ninguém evite falar sobre o casamento. Se for convidar priorize aqueles que o casal tem algum convívio fora do trabalho.

– E aquele tio que mora no interior, que nem sabe que você tem um relacionamento, somente porque é tio? Você pode gostar desse tio, mas se ele nem conhece seu noivo por mais que goste não está no convívio.

– NUNCA convidem alguém esperando presente.

– Nunca convide ninguém por obrigação.

Nos próximos posts falaremos sobre os padrinhos.

O que acharam? Não deixem de comentar.

Beijo